top of page

O Camtil começou numa Assembleia


Querido Camtílico,

O Camtil começou numa Assembleia. Foi numa Assembleia que se aprovaram 4 pilares, em que colocámos Deus no centro; em que se sonharam (foram sonhando) 7 escalões, 10 campos de Verão e 3 de Inverno. Foi o começo do Camtil.

Mas a Assembleia é, também, o re-começo do Camtil todos os anos. É onde planeamos as nossas actividades, fazemos contas ao orçamento e sonhamos com 13 campos. É neste dia que vemos todos juntos quais são as nossas maiores preocupações e onde nos vamos querer concentrar.

Por essa razão, uma assembleia com presença de poucos camtílicos significa um Camtil sincero, trabalhado, mas limitado e parcial,porque representa uma percentagem daqueles que, na verdade, o vão construir ao longo do ano. É pouco!

Dizer que o Camtil é uma associação é dizer que é resultado da junção de uma série de pessoas que trabalham juntas. A palavra "Camtil" não é mais do que uma palavra abstracta que representa as pessoas que, ano após ano, o constroem. Grande parte dessa construção começa - e é orientada - pelas ideias discutidas na Assembleia.

(Lembraste daquela discussão que surgiu no teu campo sobre o estado do Camtil? Aquele jantar que tiveste em que acabaram a falar sobre campos? Trá-la até à Assembleia - queremos ouvir-te!)

É que a Assembleia não é só para alguns iluminados, embora às vezes possa parecer! Por essa razão, trabalhámos este ano (e muito!) em explicar as propostas a todos (e não só aos peritos). Isto porquê?

Porque quando todos sabemos do que se está a falar, podemos diminuir o tempo daqueles assuntos mais chatos e menos importantes, mas mesmo assim incontornáveis (como relatórios e orçamentos), para aumentar o tempo para a discussão das coisas verdadeiramente importantes.

E estas "coisas verdadeiramente importantes" são, na verdade, as que vêm do teu lado: as tuas ideias, e as tuas preocupações. Mesmo que só sejam expressas num simples levantar de mão para votar, e não em grandes discursos! É de ti que precisamos; porque o que verdadeiramente nos interessa é o que os sócios pensam e sonham.

Esta é a oportunidade de, mais uma vez, construirmos caminho. Esta é uma missão para todos: desde os veteranos experientes (que têm a visão alargada pelo tempo e pela experiência) aos tremelgas e camaleões (Sentes que participas pouco? Lembra-te que és o futuro do Camtil! Às vezes as coisas que valem a pena exigem algum trabalho e experiência. Começar a ir desde já à Assembleia é começar a fazer um percurso mais adulto com o Camtil).

No dia 21 de Novembro vamos estar em Coimbra à tua espera. Vamos estar nervosos e ansiosos porque só queremos que tu chegues para nos ajudares a construir e sonhar esta associação que tanto gostamos. Podes-te inscrever aqui!

O Camtil que tanto gostamos e que nos torna aquilo que somos hoje começou há 31 anos atrás numa uma Assembleia.

Começamos outra vez? Todos juntos?

Um abraço à la Camtil,

A Direcção

PS - Qualquer coisinha (uma explicação extra de um documento que está mais difícil de perceber; um telefonema para perceber o contexto de uma proposta mais "esquisita"), espero que saibas que podes contar com a Direcção! Estamos disponíveis para explicar e ajudar no que for preciso!

Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page