top of page

Como funciona a Assembleia


Como funciona a Assembleia?

1. Elegemos uma mesa

Votamos em alguém em quem confiamos para moderar as questões do dia, e nos guiar na ordem de trabalhos que temos de cumprir!

2. Olhamos para o ano que passou...

Relatório de actividades

É o documento que descreve e avalia (de forma resumida!) todas as actividades que o Camtil fez ao longo do ano, desde os campos às actividades dos núcleos, desde a formação de animadores às reuniões da direcção. Inclui também um resumo da RAC (Reunião de Avaliação de Campos) e, se necessário, fala também de alguns projectos a que a direcção se dedicou. TUDO!

Relatório de Contas

É o documento que mostra onde e como foi gasto o dinheiro dos sócios do Camtil, ao longo deste ano.

De que serve aprovar o relatório do que se passou no ano anterior?

Votar sobre estes documentos consiste num momento de avaliação do ano que passou. O relatório de actividades está certo? Sentes que há alguma coisa que devia ser melhorada no próximo ano?

3. ...E planeamos o próximo!

Plano de actividades

É parecido com o relatório, mas virado para o futuro: é a lista de coisas que planeamos fazer no próximo ano (campos, núcleos, direcção, etc.), e contém também a lista de animadores que integra a direcção do Camtil (se não for ano de eleições).

Orçamento

À semelhança do relatório de contas, mas focado no próximo ano. Ou seja, o orçamento explica como planeamos gastar (ou poupar!) o dinheiro do Camtil no ano que aí vem!

Porque votamos o plano de actividades e o orçamento?

Votar a favor do plano de actividades e do orçamento significa que concordas com o que a direcção planeia fazer no próximo ano. Podes discordar (claro!) votando contra ou apresentando propostas alternativas. É, por isso, um momento de se discutir o que o Camtil deve e quer fazer no próximo ano.

4. Eleições de...

Conselho Fiscal (CF)

O CF é um órgão da nossa Associação que ajuda a organizar o nosso lado financeiro. Na Assembleia é sempre apresentado o parecer (= a opinião do CF) sobre a forma como a direcção gastou ou planeia gastar o dinheiro do Camtil.

Direcção

São o grupo de animadores do Camtil (pelo menos 9, mas são mais) que estão directamente responsáveis por orientar todas as actividades do Camtil , e o Camtil, no geral. Sabes quem será a direcção do próximo ano? Descobre no Plano de Actividades!

5. Estudo de Sócios

No Estudo de Sócios olhamos para a nossa base de dados para perceber como estão distribuídos os sócios do Camtil, segundo localidades, idades e sexo.

Fazendo esta análise conseguimos prever duas coisas: a quantidade de pessoas novas que o Camtil poderá acolher no próximo ano (entrada de novos sócios); e em que escalão faz sentido colocarmos os campos Joker, para garantir que todos os sócios fazem 2 campos em cada 4 anos.

6. Votamos outras propostas!

As propostas são todas sugestões para melhorar o Camtil, e podem ser uma iniciativa da direcção ou dos sócios.

Vale a pena veres as propostas, para poderes participar na discussão!

Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page